Frases como “I´M ASKING YOU TO BELIEVE” ou “ CHANGE YOU CAN BELIEVE IN” têm percorrido e feito eco pelo mundo e levaram a que BARACK OBAMA, apesar de não ser o candidato favorito a vir a representar o Partido Democrata na corrida á Casa Branca, o conseguisse e batesse a favoritissima HILARY ClINTON.
Mas quem é Barack Obama?
Barack Hussein Obama, Jr. (Honolulu, 4 de Agosto de 1961) é um político dos Estados Unidos da América, atualmente senador pelo estado de Illinois. Obama é o único senador com ascendência africana na actual legislatura. Obama foi um potencial concorrente às prévias do Partido Democrata, e é escolhido o candidato do partido para as eleições presidenciais de 2008, tendo formalizada sua pré-candidatura em 9 de Fevereiro de 2007.
Obama nasceu no Havaí quando seu pai, o economista muçulmano queniano Barack Obama, e sua mãe, Ann Dunham, de Wichita (Kansas), estudavam na Universidade do Havaí, em Manoa. Seus pais se divorciaram quando era pequeno e por quatro anos viveu em Jacarta (Indonésia) com sua mãe e o novo marido, este indonésio. Aos dez anos de idade, Obama voltou a viver no Havaí sob os cuidados dos avós maternos.
Graduou-se em Ciências Políticas pela Universidade Columbia em Nova Iorque, para depois cursar três anos de Direito na Universidade de Harvard, graduando-se em 1991. Foi o primeiro afro-americano a ser presidente da Harvard Law Review.
Em 1996 foi eleito ao Senado de Illinois (Orgão integrante da Assembléia Geral de Illinois, que constitui o poder legislativo local), mandato para o qual foi reeleito em 2000.
Em 2004 foi eleito Senador dos Estados Unidos pelo estado de Illinois. Em 4 de janeiro de 2005 assumiu o actual mandato, o qual tem duração até 2011.
É casado desde 1992 com Michelle Obama, é pai de duas meninas, Malia e Sasha.
Fez sua carreira política em Chicago, Illinois, cidade onde trabalhou, conheceu sua esposa, constituiu família e onde durante anos foi líder comunitário e professor de Direito Constitucional numa universidade local.
Devido a sua historia pessoal (pai negro, mãe branca e padrasto asiático) e visto por muitos como um unificador, alguém que consegue transpor a barreira racial. O próprio Obama, já brincou com isso no programa da popular apresentadora Oprah Winfrey, quando disse que jantares de sua família "são sempre uma mini-ONU, com parentes de todas as etnias".
Recebeu o importante apoio da Família Kennedy, sendo comparado muitas vezes ao ex-presidente John Kennedy na sua capacidade de animar os eleitores e oferecer uma nova liderança.
Obama ganhou na 1ª prévia pelo Partido Democrata, em Iowa, no dia 3 de janeiro de 2008, saindo na frente de Hillary Clinton e John Edwards. Já na 2ª prévia Hillary Clinton bateu Obama por três pontos percentuais nas primárias do Nova Hampshire.
O senador Barack Obama venceu em 26/01/2008 por uma larga vantagem nas primárias do partido democrata em Carolina do Sul, onde recebeu o dobro dos votos da senadora Hillary Clinton, devido ao grande apoio recebido dos negros que representaram metade dos cidadãos que foram votar.
Durante os seis cinco primeiros meses de 2008, Obama e a sra. Clinton protagonizaram uma renhida disputa pela nomeação que ficou decidida em fins de Maio, quando o senador ultrapassou os 2118 delegados necessários para lhe garantir a nomeação (2156 de Obama contra 1923 de Hillary Clinton). A 4 de Junho, depois de vencer as primárias do partido no estado de Montana, Barak Obama assumiu-se como o candidato dos democratas para as eleições de 4 de Novembro, embora tenha ainda de aguardar pela convenção do Partido Democrata, a ter lugar em Agosto, em que será formalmente nomeado.