quinta-feira, 30 de abril de 2009

Professores - Porque não Avaliação?


Sempre que olho para o profissional das revindicações, o Sr. Mário Nogueira, e do tudo está mal, surge-me a pergunta: “Sindicatos ou Máfias”?
Não digo máfias no verdadeiro sentido da palavra do típico mafioso, mas sim, no sentido de que a FENPROF faz tudo para que nada aconteça e tudo seja contestado. Ou seja sempre a boicotar!
Sou sincero. Não sei qual o sistema de Avaliação mais adequado para os professores, mas sei que a ausência de um ou um sistema elaborado pelos profissionais sindicalistas da FENPROF e cooperantes vai dar ao mesmo.
Acredito, é que há muito medo em muitos professores em serem avaliados, porque sabem do laxismo e ligeireza com que abordam a sua profissão. Ou seja, são medíocres. São maus profissionais.

Mas na minha análise, parece que a FENPROF, quer perpetuar isto, para muito além do tempo que já vêm a ser perpetuado.
Nunca nem nada está bem.

Tenho saído em defesa da classe dos professores, principalmente nos casos recentes em que se quis crucificar alguns professores, e não os alunos e os respectivos pais.
Conheço bons profissionais e maus profissionais, professores de baixas verdadeira s e de baixas falsas, professores e desempregados, os desempregados dispostos a ir para o alentejo ou para as ilhas dar aulas, os empregados a dizer que devia ter ajudas de custo e que estão longe.

Julgo que está na altura de separar o trigo do joio, os que interessam e os que não. E assim talvez a degradação da imagem dos professores e muito desta por culpa dos respectivos sindicatos que vivem conservadoramente em ideias de não renovação e de enquadramento com as exigências da sociedade nos nossos dias, talvez melhore muito.

Eu sou totalmente a favor de um modelo de avaliação, desde que não seja exclusivamente orientado pela FENPROF, e porque quero que os meus filhos e os filhos de alguém sejam ensinados pelos melhores, não pelos maus.

E de uma vez por todas gostaria de ver criada uma comissão independente para avaliar os professores, constituída desde médicos a psicólogos, para evitar baixas falsas e apurar pessoas incapazes para exercerem no Ensino.

O nosso Mundo: Tiananmen - Recordar e nunca esquecer....

Num ano em que o ministério da educação británico resolveu tirar qualquer referência ao holocausto da 2ª Guerra Munial e consequente genócidio perpeterado venho recordar outro momento negro da história da Humanidade.

Faz 20 anos a 4 de Junho que o governo chinês enviou o exército para reprimir a concentração de pessoas que na praça de Tiananmen protestavam contra a corrupção e exigiam reformas políticas e democráticas.
Na repressão de 4 de Junho morreram centenas de pessoas e milhares ficaram feridas. Segundo activistas dos direitos humanos, ainda hoje há 13 pessoas presas.A organização Direitos Humanos na China dá conta de uma reunião das Mães de Tianamen, com mais de 20 mães de vítimas da repressão do massacre de há 18 anos, que denunciam "a intolerável injustiça da negação do 4 de Junho" e que o PC da China as trata como inimigas, afirmam que continuam a exigir a divulgação da verdade, reparação e justiça.