domingo, 15 de fevereiro de 2009

QE - Quoficiente Emocional

Q.E. - Uma questão de emoções

A autocrítica, a crítica dos outros, a capacidade de compreensão, a tolerância e o "fair play" são características fundamentais para se ser bem sucedido no local de trabalho. O quoficiente emocional passa exactamente por isso: avaliar a sua capacidade de usar as suas emoções. E é cada vez mais indispensável para o bom desempenho profissional.
Há quem defenda que a emoção representa tudo o que é contrário à razão e que uma pessoa racional não cede aos seus impulsos emotivos da mesma maneira que a emotividade nos obriga a não responder às directivas racionais.Na verdade, estas duas componentes complementam-se e é na sua fusão que se alcança a quase totalidade da essência humana. O homem é razão e emoção e é bastante difícil, senão mesmo impossível, conseguir distanciar as duas sem que uma delas não saia prejudicada.
Há sempre uma maneira de conseguirmos juntar as duas sem termos necessariamente de anular uma delas.

Controlar as emoções é crucial para ter sucesso na carreira. Conhecendo os seus sentimentos e as suas emoções mais facilmente perceberá como aquilo que sente pode afectar aquilo que você faz. A autoconsciência emocional é indispensável para nos aperfeiçoarmos constantemente.

Identificando as nossas emoções, distanciando-nos delas, conseguimos ter uma melhor consciência do que sentimos e porque sentimos, ao mesmo tempo que conseguimos não nos deixarmos arrastar por impulsos que nos podem prejudicar.

Auto-avaliação: pare e pense com franqueza e honestidade em relação aos seus pontos fracos. Sendo autocrítico em relação às suas fraquezas consegue, mais facilmente, melhorar, evoluir e ultrapassar as suas limitações.

Confie nas suas capacidades: sem autoconfiança nunca vai conseguir ultrapassar os desafios diários que lhe vão sendo colocados. Seja realista quanto aos seus pontos fortes para não cair nem na arrogância nem na falta de humildade.

Controle-se: não expluda nem deite tudo cá para fora sem pensar duas vezes naquilo que vai dizer. O que se diz não se pode retirar, mesmo que tenha sido dito de cabeça quente e que no fundo não seja verdade. Aqui é melhor que consiga racionalizar as suas emoções.

Seja de confiança: valores como a integridade, honestidade ou coerência distinguem os profissionais de hoje por serem cada vez mais raros de descobrir. Pontualidade, disciplina e profissionalismo são igualmente apreciados.

Melhorar: sempre. Procure sempre fazer melhor mas sem cair em ambições desmedidas. Dê o seu melhor, vista a camisola. Faça com que os objectivos da empresa se cruzem com as suas metas pessoais.

Optimismo: não deixe nunca que sentimentos negativos perturbem o seu desempenho ou afectem a sua boa disposição. Pense sempre que mesmo nas coisas más há um lado positivo e consegue-se sempre encontrar um lado bom.

Compreenda os outros: seja uma pessoa disponível e sempre disposta a ajudar os seus colegas. Mas também não se deixe enganar. Não ajude quem o prejudica.

Saiba comunicar: ser extrovertido não significa necessariamente que se seja um comunicador nato. Saber ouvir e controlar o sentido de humor também é necessário para bem interagir com os seus colegas.

Aproveite as oportunidades: aprenda a ser perspicaz e a ter visão para saber antecipar e agarrar as oportunidades antes de qualquer outro.

Conflitos: a melhor maneira de sobreviver a um conflito é detectando-o antes de ele aparecer e tomando medidas imediatas. Tente promover a cooperação entre os seus colegas. Trabalhando em grupo mais facilmente se superam dificuldades e se alcançam objectivos. Duas cabeças pensam melhor que uma, mesmo quando o fim demora a atingir.

Na verdade, emotividade e racionalidade completam-se e é dessa forma que nos tornamos seres humanos melhores com capacidade para nos melhorarmos constantemente sabendo definir objectivos e estratégias. Valorize as suas emoções e melhore a sua carreira.

in "EXPRESSO"