Por um conjunto de razões, vi-me de
certa forma, envolvido num projecto novo, e totalmente
relacionado com o Síndrome de Asperger.
Posso afirmar, que pouco ou nada sabia deste síndrome. Reconheço
a minha “leiguicidade” neste assunto. Contudo, e como em tudo o que
se queira saber, recorri à worl wide web (a vulgar www), mais exactamente à
Wikipédia para adquirir competências.
Assim, partilho com leitores do meu
blog (louvo-vos a paciência), um pouco sobre este tema.
Hans Asperger |
“A chamada síndrome de Asperger, transtorno de Asperger
ou desordem de Asperger, é uma síndrome
do espectro autista,
diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum
atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem
do indivíduo. A validade do diagnóstico de SA como condição
distinta do autismo é incerta, tendo sido proposta a sua eliminação
do "Manual
Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais" (DSM),
sendo fundida com o autismo[1][2]
A SA é mais comum no sexo masculino.Quando adultos, muitos podem viver de forma comum, como qualquer
outra pessoa que não possui a síndrome. Há indivíduos com
Asperger que se tornaram professores universitários (como Vernon
Smith, "Prémio
Nobel" de Economia de 2002).
Alguns sintomas desta síndrome são: dificuldade de interação
social, falta de empatia,
interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças,
perseveração em comportamentos estereotipados. No entanto, isso
pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.
Alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da História
possuíam fortes traços da síndrome de Asperger,como os físicos Isaac
Newton e Albert
Einstein,
o compositor Mozart,
os filósofos Sócrates
e Wittgenstein,
o naturalista Charles
Darwin, o pintor renascentista Michelangelo,
os cineastas Stanley
Kubrick e Andy
Warhol e o enxadrista/xadrezista Bobby
Fischer.
Características
A SA é caracterizada por:
-
Interesses específicos e restritos ou preocupações com um tema em detrimento de outras atividades; -
Rituais ou comportamentos repetitivos; -
Peculiaridades na fala e na linguagem; -
Padrões de pensamento lógico/técnico extensivo; -
Comportamento socialmente e emocionalmente impróprio e problemas de interação interpessoal; -
Problemas com comunicação; -
Habilidade de desenhar para compensar a dificuldade de se expressar verbalmente; -
Transtornos motores, movimentos desajeitados e descoordenados. -
- Frequentemente, por um Q.I. verbal
significativamente mais elevado que o não-verbal