quinta-feira, 28 de maio de 2009

Os psiquiatras anestesiam-me o AMOR!

Regularmente compro o Expresso! Uma dos factores, para além do caderno de empregos, é a revista "Única".
Como é hábito nesta revista, desde há algum tempo a esta parte, o Sr. Luís Pedro Nunes, brinda-nos com os seus artigos. Alguns gosto, outros nem por isso. Este sabádo escreveu um artigo que a minha atenção, por razões pessoais (ligado ao problema de saúde que tive).

Vou transcrevê-lo integralmente, e que têm o título: “Os psiquiatras anestesiam-me o Amor”

…Para os cínicos, para os iconoplastas, para os despegados emocionalmente e outros desventurados sempre foi fascinante o percurso que o amor tem feito em termos de decomposição química. Já lá vão quase duas décadas desde que este assunto entrou no circuito “do conversar para impressionar”. Foi ali algures naquela meia dúzia de anos que mediaram o boom do Prozac e a revolução do Viagra, o período em que o s jovens perderam o direito em ser miseráveis e os velhos ganharam a possibilidade de regressar em plenos às casas de alterne.
Ficámos pois a saber – esta era a versão tosca - que o amor era “apenas” um cocktail químico no cérebro. Isso permitia alguns conselhos parvos. “ Era uma vadia…e isso que sentes agora são apenas pós de perlimpimpim no cérebro, meu amigo…vais acabar por esquecê-la…imagina que atiras umas baldadas de água no hipotálamo e passas a esfregona do desprezo…”. Um conselho tão imbecil como é sempre animar um corno manso.
Um tipo distrai-se uns anos mas a ciência não pára. Hoje, o cérebro já foi de tal forma scanado que não só se sabe onde está o amor romântico como se compreende, por exemplo, as suas semelhanças com a adição à cocaína. As ressonâncias magnéticas demonstram que a zona estimulada é a mesma e a privação têm efeitos similares à abstinência desta droga, dado que as células do cérebro que libertam dopamina estão ‘encostadas’ a uma zona que ‘gere’ as obsessões e as pulsões. Digamos que foi uma escolha problemática para estacionar o Amor, dada a má vizinhança, com óptimos resultados para as estantes da poesia.
Alega-se: para quê saber a fórmula do chocolate se só o vamos comer? Tanto os livros como as palestras online da bioantropóloga Helen fisher são verdadeiramente arrebatadoras na forma cmo explica a evolução e a vida sentimental a partir da pequena zona colorida do cérebro na ressonância magnética onde ‘descobriu’ o amor e que lhe permite declamar poemas esquimó, falar dos templos maias, de versos sumérios com 4000 mil anos, de lembrar todos os que mataram e morreram por amor devido a uma zona do cérebro que está ali a luzir numa RM.
Que bonita história esta. Não se fosse dar o caso de numa palestras destas me ter apercebido o que poderá ser um lapso nesta lógica, a primeira ’racha’ nesta bela ordem amorosa na história da Humanidade detectada pela Dra. Fisher e provocado pela dupla psiquiatras\indústria farmacêutica ao prescreverem antidepressivos de forma massiva e durante períodos prolongados a pessoas a cada vez mais jovens, alterando de forma substancial a química do cérebro. A sobredosagem de serotonina suprime os circuitos de dopamina, associados ao amor e ao desejo sexual. Mais de uma equivale a menos de outra. Ela relata mesmo casos de homens que voltaram a apaixonar-se pela mulher após suspenderem a toma de Antidepressivos. Alto lá!
Hoje em dia, qualquer pessoa que tenha levado uns coices da vida já trouxe para casa umas receitas de antidepressivos convencidos que vai tomar um analgésico da alma. Um tunning da miolheira. E recusa-se ao desmame. Mas este é um efeito secundário que não consta da bula: “Risco de se desapaixonar pela cara-metade ou de passar pelo amor da sua vida, não o detectar visualmente e de não lhe ligar peva por ter o cérebro atafulhado em serotonina”.
Ora, sôtor, em nome dos supracitados desventurados, não posso achar este atalho despiciente ou de alguma forma de ser ressarcido. Exijo, contudo, ser informado brevemente do que poderei ter perdido na vida por seguir a sua medicação. Obrigado!…
Este foi o texto publicado na revista do expresso este fds que passou.
Concordo com muitas coisas "ditas". Há muita gente a ingerir antidepressivos, só por andarem tristes e insatisfeitas. Mas a questão que levanto é: como se faz com as pessoas que precisam de se restruturarem mentalmente porque na realidade sofrem de depressão ou esgotamentos? Não se medicam por que podem perder o amor? Se assim é, como elas vão 'viver' o amor se estão doentes ao ponto de somente andarem a sobreviver no dia a dia, e só têm força para aguentarem o dia até à hora de ir para a cama que é quando não estão acordadas?

...ir ao ginásio...ou não!

Uma das coisas que mais gosto de ouvir é: " vou-me inscrever num ginásio porque tenho que emagrecer ( ou outra coisa qualquer).
Eu ao longo da vida conheci pessoas assim, com este discurso de " É agora!!".
Algumas destas pessoas infelizmente não conseguem mesmo ir porque têm motivos válidos que as impedem de ir.
Outras, já se sabe,inscrevem-se, pagam a Joia,roupa, sapatilhas, e tal! Só que ir "tá quieto". Infelizmente, são pessoas que não conseguem levar nada até ao fim e eu só me rio com isto porque já vi e ouvi isto muitas vezes! lol!
Mas onde eu quero chegar com isto tudo?
É qua há pessoas que deveriam fazer desporto, seja no ginásio, seja na rua! Isto para perder a gordura que têm a mais no corpo, outras para perderem a gordura a mais que têm na cabeça!
Eu não sei bem em qual dos que me situo, talvez nos dois (paciência), mas tal como tinha dito a alguém, disse que ia emagrecer o corpo.
Isto não foi um processo "tiro e queda", foi um processo pensado e que já vêm de trás.
Comecei com caminhadas (por volta de 1 hora),depois caminhada com períodos de corrida, á posteriorí comecei a jogar basket duas vezes por semana e agora além disto, corro aproximadamente 50 minutos por dia.
Conclusão: Além de me sentir muito melhor mentalmente, perdi já 6 quilos.
Reflecte-se em todos aspectos na minha vida.
Ando muito melhor e já vejo os pés:).
O lado mais negativo (que é positivo), reflecte-se na carteira (roupa nova).

Por isso digo: as pessoas que querem emagrecer ou andar melhor com elas próprias, não precisam forçosamente de ginásio, yogas e meditações tibetianas.
Precisam é de "malhar o corpo".
Correr, andar de biccleta, caminhar, nadar,jogar,etc.

E isto serve ainda mais para pessoas com tendências depressivas!