sábado, 14 de março de 2009

A Igreja



Para quem me conhece bem, sabe que eu à luz dos últimos 7 anos, fruto do que vivi e do que passei, considero que já pouca coisa neste mundo me supreende e muito menos as pessoas em geral ou em particular. Isto poderia até tornar-se numa verdade irrefutável, mas nunca vai ser porque infelizmente algo de novo de tempos em tempos acontece neste mundo.
Eu sou uma pessoa que cresci envolvido em um ambiente religioso, não católico, mas simplemente cristão . Mas ao longo da minha vida fui acreditando que tenho o meu Deus (talvez o ser superior a todos nós, que Einstein estava a provar que existia matemáticamente antes de morrer) e cada vez mais fui perdendo a confiança na Igreja como instituição e como alicerce da sociedade. E muito disto deve-se por a Igreja ser formada por pessoas. Também por assentar a sua filosofia num poder que exerce sobre as pessoas de uma forma coersiva. (se não te portares bem vais para o inferno, olha o diabo, e assim por diante). Também por a Igreja envolver dinheiro, muito dinheiro. Ou seja temos aqui uma bela trindade, não a santa ( pai, filho e espirito santo), mas sim pessoas, dinheiro e poder ( não parece os sistemas económicos de hoje em dia?).
E como é lógico, na minha perspectiva, isto nunca augurou nada de bom , ainda não augura, nem nunca vai augurar.
Um dos períodos mais tristes da nossa humanidade, ou seja, a Idade Média que foi compreendida como uma época de retrocesso do pensamento, de atraso intelectual, científico e cultural, e em que o domínio da fé obscureceu as "luzes" da razão e emperrou o progresso. Um património científico, cultural e histórico perdeu-se e hoje a sociedade está atrasada em vários séculos devido a esses senhores da fé católica.
E hoje mais uma vez, venho a igreja a "cunhar" a sociedade de uma forma atroz.
Como é que a igreja se atreve a tomar a posição que está a tomar de forma tão radical para com a mãe e os médicos da criança de 9 anos que foi violada e abortou? Excomungá-los?
Será que a igreja está a esquecer-se que um dos elementos da sua santa trindade disse que as "Das crianças são o reino dos céus!"? Ou mais uma vez o que interessa é assumir um posição de austeridade e fiel à sua dotrina?
Se assim è lanço uma questão! Onde estava esta postura intrasegente aquando dos padres pedófilos nos USA?
Em ambos os casos percebemos que as crianças são o de menos nisto tudo!
E assim, desculpem-me, mas Igreja não!