terça-feira, 16 de junho de 2009

No fio da navalha...

Difícil é andar sobre o aguçado fio de uma navalha; é árduo, dizem os sábios, é o caminho da Salvação"...dito por alguém...

Hoje, Jorge Jesus, foi apresentado oficialmente como treinador do SLB.
Após um período de negociações, em que houve acordo, mediante uma indemnização paga ao Braga, o SLB consegui o treinador pretendido.
O SLB pagou por um treinador, mais do que se paga muitas vezes por um jogador.
A meu ver, é uma excelente escolha (eu que afirmei várias vezes que gostaria de ter este treinador no Porto, caso não estivesse lá o Jesualdo Ferreira).
Mas esta contratação têm um senão!
Jorge Jesus, vai trabalhar desde já, sobre uma pressão enormíssima. O facto de ter sido "comprado", vai forçá-lo a ter que atingir resultados imediatos! Assim, parece-me que não vai ter qualquer espaço de manobra, em caso de insucesso, e convenhamos,que na minha visão, posso afirmar, que actualmente o SLB, pela sua cultura desportiva e pela sua estrutura corporativa, não permite desenvolver um trabalho continuado neste sentido.
Assim, só vejo dois cenários possíveis com esta contratação. Ou um sucesso imediato, ou um suicídio desportivo, não para o treinador (os moldes desta contratação protege-o), mas sim para o Departamento de Futebol do SLB (Luís Filipe Vieira, Rui Costa e restantes) que perde toda a credibilidade (ainda mais) no que diz respeito à gestão do departamento de Futebol, e reforçar a incompetência que têm sido tanto falada pelos adeptos do SLB, pois não vai ter como justificar o porquê esforço financeiro aplicado na contratação deste treinador em caso de ter que o despedir.

SLB mais uma vez no fio da navalha…