terça-feira, 14 de julho de 2009

Redes Sociais...

Há um conceito vigente na sociedade actual que são as Redes Sociais. São um meio de mantermo-nos em contacto com quem têm significado para nós!
Eu utilizo duas redes sociais, que são deveras interessante, porque permitem ir acompanhando, ainda que de uma forma muito pouco aprofundada, os meus amigos.

Mas, do que falamos, quando se fala de redes sociais?

...São as relações entre os indivíduos na comunicação mediada por computador. Esses sistemas funcionam através da interação social, buscando conectar pessoas e proporcionar sua comunicação. As pessoas levam em conta diversos fatores ao escolher conectar-se ou não a alguém. As organizações sociais geradas pela comunicação mediada por computador podem actuar também de forma a manter comunidades de suporte que, sem a mediação da máquina, não seriam possíveis porque são socialmente não-aceitas.O conceito de laço social passa pela ideia de interacção social, sendo denominado laço relacional, em contraposição ao laço associativo, aquele relacionado unicamente ao pertencer (a algum lugar, por exemplo). Os laços associativos constituem-se em meras conexões formais, que dependem de acto de vontade do indivíduo, bem como de custo e investimento. Os laços sociais também podem ser fortes e fracos. Laços fortes são aqueles que se caracterizam pela intimidade, pela proximidade e pela intencionalidade em criar e manter uma conexão entre duas pessoas. Os laços fracos, por outro lado, caracterizam-se por relações esparsas, que não traduzem proximidade e intimidade. As interacções sociais que ocorrem na Internet (em weblogs, fotologs e no Orkut) constituem efectivamente laços fortes. Declarações de amor, amizade e suporte são frequentes, demonstrando intimidade. Recebem também a definição de "Redes Sociais Virtuais", que são os agrupamentos, por meio de softwares específicos (aplicativos Web 2.0) que permitem a gravação de perfis, com dados e informações de carácter geral e específico, das mais diversas formas e tipos (textos, arquivos, imagens, fotos, vídeos, etc.), os quais podem ser acessados e visualizados por outras pessoas. Há também a formação de grupos por afinidade, com ou sem autorização, e de espaços específicos para discussões, debates e apresentação de temas variados (comunidades, com seus fóruns)…

in"wikipédia" at 15/07/2009