quinta-feira, 16 de julho de 2009

...Novas Oportunidades...

No seguimento de um post anterior deixo este carinhosamente plagiado de um blog por aí (Daliteratura.blogspot)
...
Acerca do programa das Novas Oportunidades, João Miranda escreveu este post.
De acordo na parte respeitante à (relativa) futilidade da auto-estima. Mas JM está mal informado. Há mesmo quem «não tenha conseguido o certificado das Novas Oportunidades» sem que isso fosse consequência de desistência prévia.
Isto dito, é vulgar ouvir pessoas de direita falar das Novas Oportunidades nestes termos: «Agora preenche-se um formulário e já está. Estudar para quê?» O facto é que não está. Tantos disparates destes ouvi, que procurei e consegui ter acesso ao dossiê de uma trabalhadora do privado, com mais de 50 anos de idade, e 10 anos de escolaridade, que se habilitou à certificação do 12.º ano. O que me chegou às mãos foi um dossiê com 208 páginas A4, complexo o bastante para quem não domine um módico de conhecimentos muito variados, que duvido fosse satisfatoriamente elaborado por grande parte dos recém-licenciados. (Conheço teses de mestrado bem mais pobrezinhas.) Uma excepção? Talvez. Nas Novas Oportunidades, como em tudo, haverá certificadores e certificadores. Esta senhora que dou como exemplo, com 34 anos de actividade profissional, resolveu a coisa em 4 meses. Mas muitos colegas seus (dela) tiveram de ter formação profissional pelo meio, só no fim obtendo o certificado. E, num grupo de 15, três não conseguiram.Claro que é (muito) importante saber em que medida a certificação fez diminuir o desemprego ou promove a progressão nas carreiras ou no estatuto profissional dos candidatos. Essa parte continua por esclarecer.

Questões pertinentes...#4

Esta não é uma pergunta pertinente, pelo menos não tanto como as outras!

Eu costumo dizer, que o segundo é o primeiro dos últimos, e o primeiro a ser esquecido!

O primeiro homem a pisar a lua foi Amstrong (apesar de, inicialmente estar definido pela NASA ser o co-piloto do módulo lunar e não ele).
Por isso a pergunta de hoje é:

Quem foi o segundo homem a pisar na lua?
(nada de ver na net!!!!:))