sábado, 11 de setembro de 2010

Síndrome de Asperger


Por um conjunto de razões, vi-me de certa forma, envolvido num projecto novo, e totalmente relacionado com o Síndrome de Asperger.
Posso afirmar, que pouco ou nada sabia deste síndrome. Reconheço a minha “leiguicidade” neste assunto. Contudo, e como em tudo o que se queira saber, recorri à worl wide web (a vulgar www), mais exactamente à Wikipédia para adquirir competências.
Assim, partilho com leitores do meu blog (louvo-vos a paciência), um pouco sobre este tema.

Hans Asperger
“A chamada síndrome de Asperger, transtorno de Asperger ou desordem de Asperger, é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. A validade do diagnóstico de SA como condição distinta do autismo é incerta, tendo sido proposta a sua eliminação do "Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais" (DSM), sendo fundida com o autismo[1][2]
A SA é mais comum no sexo masculino.Quando adultos, muitos podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa que não possui a síndrome. Há indivíduos com Asperger que se tornaram professores universitários (como Vernon Smith, "Prémio Nobel" de Economia de 2002).
Alguns sintomas desta síndrome são: dificuldade de interação social, falta de empatia, interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças, perseveração em comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.
Alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da História possuíam fortes traços da síndrome de Asperger,como os físicos Isaac Newton e Albert Einstein, o compositor Mozart, os filósofos Sócrates e Wittgenstein, o naturalista Charles Darwin, o pintor renascentista Michelangelo, os cineastas Stanley Kubrick e Andy Warhol e o enxadrista/xadrezista Bobby Fischer.

Características

A SA é caracterizada por:

  • Interesses específicos e restritos ou preocupações com um tema em detrimento de outras atividades;

  • Rituais ou comportamentos repetitivos;

  • Peculiaridades na fala e na linguagem;

  • Padrões de pensamento lógico/técnico extensivo;

  • Comportamento socialmente e emocionalmente impróprio e problemas de interação interpessoal;

  • Problemas com comunicação;

  • Habilidade de desenhar para compensar a dificuldade de se expressar verbalmente;

  • Transtornos motores, movimentos desajeitados e descoordenados.

  • Segundo alguns estudos, apresentam imaginação e criatividade fantasiosa mais reduzida do que uma criatividade com bases em fatos reais
  • Frequentemente, por um Q.I. verbal significativamente mais elevado que o não-verbal
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