Muito se têm falado durante a governação do nosso PM Sócrates em Inovação. Inovação para aqui, inovar para ali, inovar além, inovar acolá, inovar, inovar, inovar!T
anto se fala, que inclusive, a AIP organizou um Innovation Market Place para o tecido empresarial português para melhor explicar este conceito (no qual tive privilégio de participar).
Mas o que é Inovação e em que consiste?
Peter Drucker* que é considerado por todos o pai da ecomomia moderna defendia que:““ An established company which in na age demanding innovation, is not able to innovate is doomed to decline and extinction”.Ou seja:“ Na era do conhecimento, as empresas estão destinadas a fechar, ou não podem competir nem prosperar sem recorrer á inovação.”
Se pesquisarmos, vamos encontrar várias definições de Inovação, entre as quais destaco:- É a conversão de conhecimento e ideias num benefício para uso comercial ou para o bem público. Esse benefício pode ser pessoas, produtos, processos e serviços novos ou melhorados.
- É a exploração de novas ideias, incorporando novas tecnologias, design e melhor práticas que permitam competir eficazmente na economia global.
- É a criação de algo novo, especialmente produto ou novo modo de produção.
- É a criação de valor a partir de novas ideias, produtos, serviços ou processos de produção.
- É o processo de adoptar uma nova coisa, ideia ou padrão de comportamento numa cultura.
Em suma, pressupõe-se uma criação de algo novo ou adopção de algo que possa gerar benefícios.
A INOVAÇÂO segundo Peter Drucker assenta em 5 Princípios:
1. “A Inovação deliberada começa com a análise das oportunidades.começa com aquilo a que se chama as opurtonidades de origens de inovação. Em diferentes áreas, origens diferentes terão importâncias diferentes em épocas diferentes”
2. “A inovação é simultaneamente conceptula e perceptiva. O segundo imperativo de inovação é pois ver, perguntar, ouvir”
3. “Para a inovação ser eficaz, tem de ser simples e focada. Só se deve ocupar de uma, senão confude. Todas as inovações eficazes são tremendamente simples”
4. As grandes inovações começam por ser pequenas, Procuram fazer uma coisa única.
5. Mas… uma inovação com êxito tem sempre por objectivo conquistar uma liderança, caso contrário criam uma oportunidade para a competição.
Contudo este conceito têm que ser implementado, e por si só não é suficiente.
Assim esta implementação vai estar associada ou vai incluir sectores da Gestão:
- Estratégica, com acompanhamento da evolução tecnológica e planeamento de longo prazo;
- Da Investigação e Desenvolvimento com determinação de viabilidade económica de projectos de I&D;
- do Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos ou Serviços;
- dos Factores que Influenciam o Sucesso da introdução de inovações tecnológicas no mercado ou na empresa;- da Transferência de Tecnologia entre a empresa e as entidades externas;
- de Aprovisionamentos Tecnológicos e escolha de sistemas e equipamentos para os processos produtivo e de gestão;
- de Design de engenharia- de Qualidade nos produtos e nos processos
- de Recursos Humanos de elevada qualificação técnica.
Contudo, existem 3 condições a que a Inovação deve.obedecer:
1. Inovação é trabalho. Exige conhecimento e muita criatividade.
2. Para terem êxito os inovadores devem apostar nos seus pontos fortes.
3. A inovação vai ter incidências na economia e na sociedade. Vai provocar mudanças nas pessoas ou nos processos. A inovação tem de estar próxima do mercado e orientada para ele.
Assim verificamos que:Num mundo globalizado a inovação é o motor da economia.Para inovar é preciso criatividade. Esta pode e deve ser estimulada.Para ter o processo de inovação sob controlo é necessário medir a inovação. É um processo complexo e difícil. Pode ser feito através de ferramentas da qualidade.
Para a empresa crescer precisa de inovar e neste processo deve ter referências. Um “Benchmarking”(pode ser pessoal) adequado poderá fornecer indicações quanto aos sectores onde a empresa deve investir para melhorar o seu desempenho no mercado.
O Governo (Estado) deve ter essencialmente um papel de facilitador quer através de políticas de formação que permitam a valorização do capital humano, quer por investimento directo em investigação básica, quer ainda por investimento directo em investigação aplicada em áreas tecnológicas de interesse nacional.
* ver Wikipédia
Publicado a 12/6/2008
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