domingo, 15 de fevereiro de 2009

QE - Quoficiente Emocional

Q.E. - Uma questão de emoções

A autocrítica, a crítica dos outros, a capacidade de compreensão, a tolerância e o "fair play" são características fundamentais para se ser bem sucedido no local de trabalho. O quoficiente emocional passa exactamente por isso: avaliar a sua capacidade de usar as suas emoções. E é cada vez mais indispensável para o bom desempenho profissional.
Há quem defenda que a emoção representa tudo o que é contrário à razão e que uma pessoa racional não cede aos seus impulsos emotivos da mesma maneira que a emotividade nos obriga a não responder às directivas racionais.Na verdade, estas duas componentes complementam-se e é na sua fusão que se alcança a quase totalidade da essência humana. O homem é razão e emoção e é bastante difícil, senão mesmo impossível, conseguir distanciar as duas sem que uma delas não saia prejudicada.
Há sempre uma maneira de conseguirmos juntar as duas sem termos necessariamente de anular uma delas.

Controlar as emoções é crucial para ter sucesso na carreira. Conhecendo os seus sentimentos e as suas emoções mais facilmente perceberá como aquilo que sente pode afectar aquilo que você faz. A autoconsciência emocional é indispensável para nos aperfeiçoarmos constantemente.

Identificando as nossas emoções, distanciando-nos delas, conseguimos ter uma melhor consciência do que sentimos e porque sentimos, ao mesmo tempo que conseguimos não nos deixarmos arrastar por impulsos que nos podem prejudicar.

Auto-avaliação: pare e pense com franqueza e honestidade em relação aos seus pontos fracos. Sendo autocrítico em relação às suas fraquezas consegue, mais facilmente, melhorar, evoluir e ultrapassar as suas limitações.

Confie nas suas capacidades: sem autoconfiança nunca vai conseguir ultrapassar os desafios diários que lhe vão sendo colocados. Seja realista quanto aos seus pontos fortes para não cair nem na arrogância nem na falta de humildade.

Controle-se: não expluda nem deite tudo cá para fora sem pensar duas vezes naquilo que vai dizer. O que se diz não se pode retirar, mesmo que tenha sido dito de cabeça quente e que no fundo não seja verdade. Aqui é melhor que consiga racionalizar as suas emoções.

Seja de confiança: valores como a integridade, honestidade ou coerência distinguem os profissionais de hoje por serem cada vez mais raros de descobrir. Pontualidade, disciplina e profissionalismo são igualmente apreciados.

Melhorar: sempre. Procure sempre fazer melhor mas sem cair em ambições desmedidas. Dê o seu melhor, vista a camisola. Faça com que os objectivos da empresa se cruzem com as suas metas pessoais.

Optimismo: não deixe nunca que sentimentos negativos perturbem o seu desempenho ou afectem a sua boa disposição. Pense sempre que mesmo nas coisas más há um lado positivo e consegue-se sempre encontrar um lado bom.

Compreenda os outros: seja uma pessoa disponível e sempre disposta a ajudar os seus colegas. Mas também não se deixe enganar. Não ajude quem o prejudica.

Saiba comunicar: ser extrovertido não significa necessariamente que se seja um comunicador nato. Saber ouvir e controlar o sentido de humor também é necessário para bem interagir com os seus colegas.

Aproveite as oportunidades: aprenda a ser perspicaz e a ter visão para saber antecipar e agarrar as oportunidades antes de qualquer outro.

Conflitos: a melhor maneira de sobreviver a um conflito é detectando-o antes de ele aparecer e tomando medidas imediatas. Tente promover a cooperação entre os seus colegas. Trabalhando em grupo mais facilmente se superam dificuldades e se alcançam objectivos. Duas cabeças pensam melhor que uma, mesmo quando o fim demora a atingir.

Na verdade, emotividade e racionalidade completam-se e é dessa forma que nos tornamos seres humanos melhores com capacidade para nos melhorarmos constantemente sabendo definir objectivos e estratégias. Valorize as suas emoções e melhore a sua carreira.

in "EXPRESSO"

domingo, 8 de fevereiro de 2009

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

NÃO CUSTA NADA...

Olá a todos os que passam por aqui!

Quem me conhece sabe que normalmente uso este blog na grande maioria das vezes para brincar!
Contudo, desta vez, utilizo-o para algo mais sério.
Vou utilizá-lo para vos fazer um pedido muito simples.
Mas antes de o fazer vou explicar-vos o porquê!
Há um pequeno rapaz, que se chama Fábio, que tem 16 anos, que para continuar a fazer aquilo que todos nos limitamos a fazer todos os dias, ou seja, a viver, precisa de um transplante de medúla.
Como ao Fábio, existem mais pessoas que estão a precisar também.
Por isso, o meu pedido é muito simples!
Peço-vos que vão ao centro de histocompatibilidade nos Huc (ou num hospital junto de vocês) e dêem um pouco de sangue.
Demora 15 minutos.
Mesmo que não sejam compatíveis, vocês ficam registrados na base de dadores.
Assim, quem sabe um de vocês pode fazer a diferença na vida de alguém.
Eu já dei.
Não custa nada para cada um de nós, e pode fazer a diferença entre a vida e a morte entre as pessoas que precisam ou possam vir a precisar!
E para quem possa ter problemas com o facto de faltar um puco de tempo no trabalho, eles passam uma justificação.

Abraço

Engenheiro

Para recordar e são coisas que deves saber...

COISAS QUE DEVES SABER ANTES DE ENTRAR NA FACULDADE

1. Não importa a que horas é a primeira aula, vais dormir durante toda ela;
2. Vais mudar completamente e nem vais notar;
3. Podes amar várias pessoas de maneiras diferentes;
4. Estudantes Universitários também mandam aviões de papel durante as aulas;
5. Só vais conhecer alguns dos professores no dia do exame;
6. Cada relógio do prédio tem uma hora diferente;
7. Se eras inteligente no secundário... a inteligência deve ter ficado por lá;
8. Não importa tudo o que prometeste quando passaste no exame, vais às festas da faculdade, mesmo que sejam na noite anterior à prova final;
9. Podes saber a matéria toda e a prova correr-te mal; 10. Podes não saber nada da matéria e tirar dez;
11. A tua casa é o ultimo lugar para visitar;
12. A maior parte do conhecimento que adquires é fora das aulas;
13. Se nunca bebeste, vais beber;
14. Se nunca fumaste, vais fumar; ;
15. Se nunca fodeste, vais foder';
16. Se não fizeres nada disto durante a faculdade, não o farás nunca mais na vida, a não ser que andes de novo na faculdade;
17. Vais tornar-te numa daquelas pessoas que os teus pais te dizem para não conhecer;
18. Psicologia é na verdade Biologia;
19. Biologia é na verdade Química;
20. Química é na verdade Física;
21. Física é na verdade Matemática;
22. Matemática continua a ser uma merda;
23. Ou seja: mesmo depois d'anos de estudo, não vais saber nada e vais acabar o curso a pensar que não estás preparado;
24. Vais descobrir que depressão, solidão e tristeza não são coisas de quem não tem nada para fazer;
25. Vais prometer sempre que no próximo semestre estudas mais, prestas mais atenção às aulas e vais a menos festas, mas vai acontecer sempre o contrário;
26. Ter um zero é normal;
27. As únicas coisas que compensam na faculdade são os amigos que vais fazer;
28. Não verás a hora de terminar a faculdade;
29. E quando acabar, perceberás que foi a melhor época da tua vida


OS SINAIS DE QUE JÁ NÃO ESTÁS NA FACULDADE:

1. Fazer sexo numa cama de solteiro é um absurdo
2. Há mais comida do que cerveja no frigorífico;
3. 6:00 da manhã é a hora a que acordas, e não a hora a que vais dormir;
4. Ouves a tua música preferida num elevador;
5. Andas c/ guarda-chuva e dás a maior importância à previsão do tempo;
6. Os teus amigos casam-se e divorciam-se em vez de andarem e acabarem;
7. As tuas férias passam de 130 para 26 dias por ano;
8. Calças de ganga e sweet não são consideradas roupa;
9. Chamas a polícia porque o jovem vizinho não sabe como baixar o som;
10. Deixas de saber a que horas os snack-bars fecham;
11. Dormir no sofá dá-te uma puta de dor nas costas;
12. Nunca mais dormiste do meio-dia às 6h da tarde durante a semana;
13. Vais a farmácia comprar um remédio para a dor de cabeça e antiácidos em vez de preservativos e testes de gravidez;
14. Tomas o pequeno-almoço à hora própria;
15. Mais de 90% do tempo que passas em frente ao computador estás a trabalhar;
16. Não bebes sozinho em casa, antes de sair, para economizar dinheiro p/anoitada;
17. E o mais importante... Não tens tempo sequer de ler este e-mail e aproveitar para passá-lo aos teus velhos amigos, para que eles se lembrem que também estão velhos e os bons tempos da faculdade já eram... O TEMPO PASSA DEPRESSA DEMAIS!!!

Saudações ex-colegas universitarios...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Prova dos Nove - Alguém se lembra?

Para recordar...

Prova dos nove (ou noves fora) é um teste de validade para o cálculo manual de somas, subtrações, divisões e multiplicações de números inteiros. Utilizando-se apenas dos dígitos de entrada e saída do cálculo, a maioria dos erros acidentais serão notados. Devido à sua facilidade de uso, é passível de utilização por crianças na escola, mesmo que sem compreender suas bases matemáticas.

Se x e x' (respectivamente, y e y') têm o mesmo resto módulo 9, então x + y e x' + y', x - y e x' - y' e x × y e x' × y' também o têm.

O truque é que existe uma forma simples de calcular o resto de uma divisão de qualquer número por 9, baseado no seguinte teste: a soma dos dígitos de um número inteiro na base decimal tem o mesmo resto em sua divisão por 9 que o próprio número. Logo os dígitos do número original podem ser adicionados para se obter um outro número, e então repetidamente até que se chegue a um número com apenas 1 dígito, que é necessariamente o resto da divisão por 9 do número original.

Este método leva este nome pelo fato que os números 9 podem ser ignorados nas somas, já que eles são o mesmo que 0 quando do cálculo do resto da divisão por 9.

Consideremos 19786901 × 8098678443. O resultado é 160247748582475143, mas é muito provável que um erro seja cometido quando o cálculo é feito à mão, a menos que seja prestada muita atenção. Vamos então aplicar o processo da soma dos dígitos:
19786901 ⇒ 41 ⇒ 58098678443 ⇒ 57 ⇒ 12 ⇒ 3160247748582475143 ⇒ 78 ⇒ 15 ⇒ 65 × 3 = 15 ⇒ 6 CQD.
Utilizando-se a técnica dos noves fora:
19786901 ⇒ 23 ⇒ 58098678443 ⇒ 48 ⇒ 12 ⇒ 3160247748582475143 ⇒ 78 ⇒ 15 ⇒ 65 × 3 = 15 ⇒ 6 CQD.

Se o resultado fosse discrepante, concluiríamos que um erro fora cometido. Todavia, alguns erros, como por exemplo a falta de um ou mais dígitos cuja soma seja múltipla de 9, não alteram o resultado final do módulo. Isto faz com que um resultado correto da prova dos nove não garanta que o cálculo esteja correto. Esta técnica é útil para apontar a maioria dos erros aleatórios, mas não todos.