sábado, 4 de julho de 2009

Michael Jackson - Earth Song

Evitei escrever aqui sobre Michael Jackson até hoje, propositadamente, para ver o que muito da “Blogoesfera” iria dizer.

Li algumas coisas, algumas certas outras “incertas” e outras que enfim. Mas o que me mais espantou foi, o que muitos bloguistas falaram por aí. Muitos escreveram por aí (letras soltas), sem saber a dimensão do altruísmo que Michael Jackson revelou ao longo da sua vida.

Não era grande apreciador da sua música (salvo algumas excepções,a postada é um exemplo), contudo, tenho de reconhecer o seu trabalho ao longo da sua vida, mesmo após, quando aparentemente começou a perder algum discernimento.

Assim, para os mais incautos, que têm andado a escrever por aí, sem saber do que falam (e o Google é uma ferramenta maravilhosa) deixo aqui um “pouco” do muito que ele fez, para além de cantar.


Jackson doou e levantou milhões de dólares para causas de beneficência através da sua Fundação Heal the World, e de actos de caridade individual, além de dar apoio a mais 39 organizações de caridade.


O Heal the World Foundation é uma organização de beneficência, fundada por Michael Jackson em 1992.

Antes da criação da Fundação Heal the World, Jackson tinha manifestado grande interesse na humanidade, da igualdade e da paz mundial. Canções como "Can You Feel It", "We Are the World" e "Man in the Mirror" são a prova disto. Jackson também doou milhões de dólares para caridade, incluindo a sua quota de $ 5 milhões a Victory Tour

Em 1984, enquanto filmava comercial da Pepsi Cola, Jackson sofreu queimaduras de segundo grau no seu couro cabeludo, após pirotécnicos acidentalmente terem incendiado o seu cabelo. A PepsiCola foi judicialmente intimada e através de um acordo extra-judicial, esta pagou a jacksom 1.5 milhoes de dólares. Jackson doou este valor ao "Michael Jackson Burn Center ", que foi utilizado em investigação de novas tecnologias para ajudar as pessoas com queimaduras graves

Pouco tempo depois, Jackson foi convidado à Casa Branca para receber um galardão atribuído pelo Presidente americano Ronald Reagan. O prêmio foi dado a Jackson pelo apoio a associações de beneficência que ajudaram pessoas a superar problemas de álcool e abuso de drogas .

Em 1985, Jackson co-escreveu o single "We Are the World", com Lionel Richie, que foi lançado a nível mundial para ajudar os pobres em África. Era uma música com 39 celebridades. Tornou-se num dos singles mais vendidos de todos os tempos, com quase 20 milhões de exemplares vendidos e as receitas de milhões de dólares, foram doados para combater a fome.

A Fundação Heal The World's foi fundada em 1992. O objectivo da instituição foi a de fornecer medicamentos para crianças e lutar contra a fome mundial, sem-abrigos, exploração e abuso infantil. Jackson afirmou que ele queria " melhorar as condições de crianças em todo o mundo"

A fundação também trouxe às crianças desfavorecidas a Jackson's Neverland Ranch, localizado em Santa Ynez, Califórnia, um parque temático permitindo assim passeios a estas.

Fundraising – Recolha de Fundos

A Dangerous World Tour teve início no dia 27 de junho de 1992, e terminou em 11 de novembro de 1993. Jackson reuniu 3,5 milhões de pessoas em 67 concertos. Todos os lucros obtidos nos concertos, foram para a "Fundação Heal the World", angariando milhões de dólares em ajuda. Através de sua fundação, Jackson levou 46 toneladas de suprimentos para Sarajevo, através do Instituto de Drogas e Alcoolismo, e doou milhões de dólares às crianças menos afortunados, inclusive, por exemplo, pagou o pagamento integral de transplante hepático a uma criança húngara.

Michael Jackson teve um dos momentos mais aclamados durante o célebre intervalo da National Football League's Super Bowl XXVII. No show, Jackson cantou o hino "Heal the World", para ajudar a promover a organização, com a assistência de um coro de 750 pessoas e envolvendo 98.000 voluntários. Jackson doou a totalidade das doações para a fundação, com a NFL também doar $ 100.000 e um spot televisivo de 30 segundos para incentivar as contribuições.

Após o Super Bowl, Jackson pôs ainda, um anúncio de página inteira, no jornal E.U.A. Um cupão neste jornal, poderia ser cortado e enviado, juntamente com uma contribuição . Aqueles que doassem mais de 35 dólares receberiam uma T-shirt "Heal the World".

A temática ambiental também foi presente na vida dele. A musica/vídeo "Earth Song" acaba com um pedido de doações para fundação Jackson's.

Em 1997, Jackson ganhou dinheiro a partir de fotografias do seu filho, Prince Michael. As fotografias foram vendidas a "OK!" da revista National Enquirer. O valor de $ 3 milhões obtidos foram para a fundação.
Em Fevereiro de 2001, Jackson lançou o progama “Heal the Children”, uma iniciativa da HTWF e parte da fundação numa tentativa de aumentar o bem-estar das crianças . A instituição “Jackson” lançou a iniciativa, "Heal the children” afirmando, que vai ajudar os adultos e os pais percebem que está em nosso poder de mudar o mundo, e assim os nossos filhos viverem melhor.

Jackson fez um discurso na Universidade de Oxford, de sensibilização sobre as crianças, como parte do lançamento da sua iniciativa "Heal the Children" iniciativa. O site healtheworld.us descreveu a iniciativa e este discurso em Oxford. No discurso, Jackson falou retoricamente de seus filhos, " se eles envelhecem fazendo me ressentir pelas minhas escolhas que vão tendo impacto negativo na sua juventude? ... Por que não foram objecto de uma infância normal como todas as outras crianças? E em todo momento Rezo para que meus filhos me dêem o benefício da dúvida. Para que eles saibam e digam a si próprios: o nosso pai fez o melhor que podia, dadas as circunstâncias únicas que enfrentou...". Jornalista J. Randy Taraborrelli Jackson concluiu que o desempenho durante o discurso foi "de absorção" e bem recebida.


E muito mais poderia ser escrito...

Só digo a muitos dos "normais" que têm escrito por aí, que "excêntricos" destes nunca são demais.

Fica o seu passado para o futuro…




Sem comentários: