segunda-feira, 6 de julho de 2009

ROGER FEDERER...



Ontem dediquei umas horas à minha pessoa, e fiz algo, que me dá um prazer enorme de hà muitos anos para cá, que é ver os Grand Slam do Ténis. Ontem não foi diferente e passei 4 horas e pouco a ver a final de “Winbledon”.

Cresci a aprender a gostar de ténis! Vi sumariamente, Lendl, Edberg, Becker e outros! Contudo, foi com Pete Sampras, que me rendi definitivamente a este desporto.
Considero o Petros “Pete” Sampras, ou “Pistol Pete”, o melhor jogador de sempre.

Além de, para mim, ser talvez o jogador mais completo em termos de recursos, mediante as diversas situações do jogo, fosse no fundo do Court ou próximo da rede, foi o jogador com melhor atitude mental em campo até hoje.
Detentor de 14 Grand Slams, tal como Michael Jordan, fez na NBA, há um ténis, antes e depois de Pistol Pete. Muito por culpa dele, o ténis atingiu um patamar de excelência que ainda hoje se mantêm, desde a sua retirada em 2002. Tecnicamente e fisicamente não teve mais por onde evoluir, porque ele exponenciou este desporto ao máximo.

Ontem assisti durante 4 horas e tal, a algo que nunca pensei vir a assistir. Vi alguém a superar Pete Sampras .

Ontem vi uma final, não tão épica como a do ano passado, ganha por Nadal, mas com contornos históricos para o ténis mundial. Federer podia-se tornar o atleta com mais Grand Slams conquistados de sempre.

Depois de um ano muito complicado em 2008, e em que iniciou 2009 a não ganhar o Open da Austrália, Federer ganhou em Roland Garros, onde nunca tinha ganho, e voltou a ganhar em Wimbledow.
Da final de ontem, claramente percebo, que Federer é até hoje, o único jogador ao nível de Pete Sampras, seja tecnicamente, mentalmente, em forma de jogar, e em tudo o resto. E também fico com a impressão, que Federer não joga nem a 70% das suas capacidades, e baseio isto no facto de quando ele recupera 4 break points de seguida.

E para findar, Federer ganha no primeiro Match Point que têm a seu favor.

15 Grand Slams não são coincidência, mas sim, uma prova inequívoca da sua qualidade.

Résumé:
3 - Austrália – 2004, 2006, 2007
1 - Roland-Garros – 2009
6 - Wimbledon – 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009
5 – US (EUA) - 2004, 2005, 2006, 2007, 2008
Torneios em ordem cronológica, segundo o calendário ATP

1 comentário:

nuno disse...

Eu também aprecio ténis e sempre admirei o Sampras acima de todos os outros!

Mas o Federer acho que já passou o Sampras, não só em Grand Slams, mas bem como no título de melhor jogador de sempre!!!

Digo isto, porque não só 15 torneios do Grand Slams mas são também os outros números:
- 21 semi-finais destes torneios consecutivas;
- são 237 semanas consecutivas no nº1;
- é ganhar os 4 (o Sampras nunca foi à final do Roland Garros, o Federer já foi a 4 e só perdeu nas 3 primeiras porque existe o Nadal)
- o Federer tem os records todos do ténis, ou quase, falta-lhe o número totais no nº1 e ganhar os 4 grand slams no mesmo ano (só o Laver é que conseguiu)!

E também acho que o Federer não joga a 100% metade do tempo dos encontros...