quarta-feira, 12 de agosto de 2009

...bitter People..

.
Num âmbito de uma conversa de café, veio à tona, algo a que chamo o Comportamento Pisca-pisca.
Ou, seja, falou-se das pessoas, que habilmente (pensam elas na sua santa inteligência), utilizam as redes sociais, e o msns para mostrar algo, e outros comportamentos mais.

O que raio vai na cabeça de uma pessoa, adicionar nestas redes alguém que tinha eliminado, para depois eliminar a seguir e o msn, outrora bloqueado, depois visível, e depois bloqueado outra vez, para mostrar algo à pessoa alvo disto?

Isto levanta uma questão:

Alguém que está preocupado em mostrar a sua felicidade com um alguém, a um terceiro alguém é felicidade? (Patologicamente isto têm um nome, mas não desenvolvo).
Não é de certeza absoluta! Parece-me mais desgosto, e frustação.

A que se deve?

Por alguém ter descoberto a verdadeira essência dessa pessoa, a verdade, ou ter visto além da máscara. O que será?

Mas o mais grave disto tudo, não é a terceira ser uma vítima, porque ninguém é vítima de uma pessoa destas quanto a este comportamento, porque este tipo de comportamento, põe a milhas as pessoas normais.

A vítima, é sim, esse alguém novo, pelo facto de se poderem passar aqui duas situações distintas muito graves.

Explico:

Ou, esse alguém novo, não sabe deste tipo de comportamentos exóticos, e está a ser “enganado” por omissão intencional (normal ), o que é grave! Ou se sabe, está a ser levado, a percorrer um caminho, apresentado normalmente só por um lado, e sem saber toda a informação, para saber o que se passa e passou! Ou seja, em ambas as situações está a ser manipulada (normal este comportamento), o que é grave!

Eu tentaria saber que não andava ou a ser enganado ou manipulado.

E levanto agora outra questão!

Que tipo de pessoa entra numa relação nova a pensar num terceiro? O que anda a fazer ali?É por estar fragilizada (mais que motivo para isto acontecer), não ter com quem ir ao café? _( Aconselho a ler aqui perto o post "Sem título" (umdiadecadavez09.blogspot.com) ).

É pelo facto de essa nova pessoa ter uma fisiologia, claramente já definida na pessoa a encontrar (e que segundo ela é por aí que vêm a felicidade) seja ele o Miguel, ou o João, desde que seja daquele Tipo de rapaz?

A nova pessoa mais uma vez é vítima.

Mas pergunto! O que ama ela? Aconselho a ler um texto num blog aqui perto! É caso para dizer “Quem amo eu, afinal" (iblogyouplease.blogspot)?”.

Independentemente de tudo, eu acredito que há pessoas que conseguem ser felizes assim.

E espero que as pessoas o sejam!

Mas, três na alcofa, é difícil!

3 comentários:

Nirvana disse...

Comportamento pisca-pisca. Interessante. Perdi-me um pouco no início, adiciona, elimina, adiciona, bloqueia, mas acho que apanhei o fio à meada.

Em relação à primeira questão, decididamente não é felicidade, pelo menos a felicidade que se quer. Quando a felicidade é verdadeira, quando vem de dentro, quando está dentro de nós, queremos vivê-la, apenas. Quem é feliz, não precisa de o anunciar, de o mostrar, de o evidenciar. Sê-lo (feliz), ´chega. Geralmente, quando se está muito preocupado em mostrar algo, é porque esse algo não basta. Eu aposto mais na frustração, porque o desgosto sente-se, sofre-se, dói. Depois, o desgosto pode dar lugar à frustração, e essa sim, originar este tipo de comportamento.
Eu acho que esse alguém novo não deve conhecer a versão pisca-pisca, porque senão pisgava-se num instante. Ninguém gosta de se sentir usado, ou de servir de bandeira de consolação. Acho eu.
Quanto à última questão, quem entra numa relação a pensar numa terceira pessoa? Quem acha que assim conseguirá esquecer, quem não consegue estar sozinho, quem quer mostrar que não está sozinho,...
Ao contrário de ti, não acho que consigam ser felizes assim, a não ser que tenham uma visão muito limitada do que é a felicidade.

Gemini disse...

Felicidade, estimado Engenheiro?!!

Definitivamente, NÃO!

Antes pelo contrário, meu caro. A felicidade, pelo menos a quem vem associada ao exemplo que referes, quase sempre "obriga" a revelar um comportamento completamente oposto ao que descreves! As pessoas ocultam-na, como que invadidas por uma sensação de ameaça, como se algo lha pudesse roubar, algo fora do seu alcance controlar. Então escondem-na, para que, invisível, não se torne no fruto apetecido de terceiros(as).

Este (que exemplificas) é um comportamento que se apresenta na "outra ponta"! Este, é o tipico comportamento que tem como objectivo, a partilha da... Infelicidade! Tipo:

- Eu não sou feliz, vou provocar-te. Vou atingir-te de tal modo, mostrando-te que estou bem, para que fiques mal. Que é afinal como eu estou!

Mas isto só poderá ter um significado, aos meus olhos, claro... É que a pessoa a ser "atingida", não será de todo indiferente à pessoa que pretende atingir!

Isto dava um "post"... Melhor ficar-me por aqui. Sabes porquê, meu caro?

Porque usar os sentimentos das pessoas, é do mais baixo que se pode fazer. Agora sou eu quem levanta uma questão:

O que é que se perde, quando se perde uma "pessoa" destas?...

Um abraço!

Kirkassa disse...

Olá!
Eu peço imensa desculpa, antes de mais, pela intromissão, mas vou ter de deixar aqui qualquer coisa.
O comportamento referido, "comportamento Pisca-pisca", é um facto na nossa sociedade. Infelizmente, direi! É a prova, também, do que a inteligência ou a falta dela, pode fazer às pessoas. Não será loucura, insanidade. Há atitudes que são muito reflectidas. As que abordas são disso testemunho. São nada mais nada menos que fraquezas interiores, que ainda assim se revelam fortes o suficiente para que a pessoa fora delas, as consiga controlar. É um fraco; "É mais forte do que eu"! Quem as revela, quem toma esse tipo de atitudes, são normalmente pessoas fracas de “espírito”. São pessoas invejosas do bem alheio, da felicidade dos outros. Pessoas que tentam contagiar os outros com os seus males. Pessoas egoístas. Pessoas incapazes de fazer lutos de situações menos boas, e incapazes de separem as coisas boas das más. Englobam tudo no mesmo "bolo", e acabam por, com os seus comportamentos, afastar das suas vidas pessoas que só queriam o bem delas. São pessoas totalmente inconstantes. Pessoas que afirmam que "a cor mais bela do mundo é o preto"! Mas que no minuto a seguir, estão a dizer que "nenhuma cor tem a beleza do branco"!
Como estas pessoas não conseguem equilibrar o comportamento, caberá a quem lida com elas gerir a sua postura em relação a elas. Não é fácil, sei que não é. Mas se fosse fácil… qualquer um faria!

Deixo um abraço.