O Terrorismo islâmico, também conhecido como terrorismo jihadista, é o terrorismo religioso praticado por aqueles cujas motivações estão enraizadas nas suas interpretações do Islão.
Estatísticas recolhidas pelo Centro Nacional de Contra-Terrorismo dos Estados Unidos indicaram que o "extremismo islâmico" foi responsável por aproximadamente 25% de todas as fatalidades por terrorismo no mundo inteiro, e por uma maioria de fatalidades pelas quais a responsabilidade pôde ser concludentemente determinada. Esses actos de terrorismo incluiram desvios de aviões, decapitações, raptos, assassinatos, ataques suicidas e ocasionalmente, violações.
O maior acto de terrorismo islâmico talvez tenha sido o atentado às Torres Gémeas nos Estados Unidos. Outros ataques proeminentes ocorreram no Iraque, Afeganistão, Índia, Israel, França, Rússia e na China. Estes grupos terroristas frequentemente descreveram as suas acções como jihad Islâmica. Frases auto-proclamadas de castigo ou morte, foram emitidas publicamente como ameaças, muitas vezes na forma de Fatwas.
Contudo, sempre que penso nisto, só concluo que:
O terrorismo religioso, seja na derivação que queiramos dar, foi algo que o ocidente criou.
Basta pensarmos, na história da humanidade, em que milhares de pessoas morreram por causa do espírito de Cruzadas em nome da religião de Deus, mas na realidade, o verdadeiro espírito era a avidez de glória e de riqueza. Quantas civilizações desapareceram,e pessoas que foram mortas, por causa do bom nome de Deus, e em que Deus, nada tinha e têm a haver com isto?
Ainda hoje no mundo ocidental existem organizações de terrorismo cristâs. Exemplos disto são:
* Provisional Irish Republican Army.
* Official IRA
* Irish National Liberation Army (also known as the Catholic Reaction Force)
* Irish People's Liberation Organisation
* Continuity IRA
* Real IRA
Grupos terroristas cristãos protestantes:
* Ulster Volunteer Force
* Ulster Defence Association
* Loyalist Volunteer Force
* Red Hand Commandos
* Ulster Resistance
Terrorismo, por definição, é um método que consiste na utilização ilegal de força ou de violência planeada contra pessoas ou património, na tentativa de coagir ou intimidar governos ou sociedade para atingir objectivos políticos ou ideológicos.
Lendo o último paragrafo só me vêm à mente uma pergunta: "Quem é terrorista e quem não é?".
Digam-me por favor, que eu agradeço!
*Várias fontes (wikipédia, e outos sites não aconselháveis)