domingo, 21 de junho de 2009

…pitu fera…


Muita vezes, as pessoas chamam “fera” ao seu cão. Normal!


Não é normal, é uma frase que ouvi, mediante um contexto estranho, que é “pitu fera”, com a pessoa a afirmar que era o nome que dava à sua fera. Muito bem e sigamos, pois quero desenvolver o título.


Eu costumo ir correr para um parque perto de minha casa, que têm 1 Km de comprimento. É excelente, porque para além de me permitir controlar a distância que corro, este percurso têm um traçado interessante. É linear, mas têm 600 em plano e 400 metros a subir,, logo no sentido inverso têm 400 a descer e 600 em plano. Do ponto visto aeróbico e anaeróbico, é muito bom, porque engloba três fases distintas de treino.
Mas naquele espaço, vejo e sinto coisas que me tiram completamente do sério.
Para já, é a quantidade de pessoas que vão para este espaço, e ficam por ali a fumar e a conversar, exactamente no sitio onde os corredores passam, a três metros de zonas de relva onde podem fumar à vontade e estar na amena cavaqueira. Eu que “esfumaço”, mas que também faço desporto, percebo, e tenho a noção de não fumar, onde andam pessoas a fazer desporto, pois é altamente nocivo para os pulmões. Ou seja, levo com o fumo todo pulmões "adentro" tipo A1. Mas não, mesmo ficam mesmo na ciclovia.

Outra situação, é que vejo as pessoas a passearem as suas”feras” descansados. Quando estas fazem as suas necessidades, olham para o outro lado e siga, fica lá a “bosta” dos animais.
Ressalvo que este é um local com zonas relvadas, e com estruturas onde todos os dias andam crianças a passear e a brincar. Crianças como os meus sobrinhos, filhos de alguém e netos de outros. Nem um saquinho de plástico para apanharem. Desculpem-me ser bruto, mas dá vontade de esfregar a cara das pessoas na bosta dos animais. Mas a realidade é que a culpa não é dos animais, mas sim dos donos, que são pessoas que vivem em apartamento minúsculos, mas têm de ter o cão porque a vizinha têm ou por outro capricho qualquer. E, são culpados de não terem formação cívica para terem um animal muito menos cuidarem dele. Isto porque, não entendem as consequências básicas e despropositadas inerentes à vida das feras. Coisas simples como elas “obrarem”, e alguém pisar ou uma criança mexer e meter a mão na boca. Áh! È verdade! As crianças depois da invenção da WorldWideWeb deixaram de o fazer porque investigaram no Google que não o podem fazer.


E no seguimento disto, afirmo inequivocamente, que os donos é que são …Pitu (lot tos) fera.

1 comentário:

mimanora disse...

Caro Engenheiro não podia estar mais de acordo.
Ao pé de minha casa acontece o mesmo e chego à triste conclusão que os espaços verdes são mesmo é para os cães, porque não são só os donos que viram a cara e disfarçam, a polícia também!