segunda-feira, 8 de novembro de 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Há merdas do outro mundo

Num dia em que houve mais uma reunião por causa do OE, segundo alguns o mais importante dos últimos 25 anos ( porque os outros ao que parece não eram!!), as telejornais conseguiram dar tempo de atenção a um polvo. Azar foi ter ele morrido, porque senão podiamos perguntar-lhe se este OE salvava a nação ou não!


É caso para dizer que há merdas do outro mundo!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Os juízes e o governo

Uma das coisas boas que os blogues têm é que servem de memória futura, ou seja, fica aqui registado algo que pode ser verificado depois. Eu explico:

Hoje o Correio da Manhã abre com a notícia:

"Juízes querem saber quanto gastam e ganham membros do Governo

Os juízes pediram ao Governo cópias de documentos comprovativos de despesas e complementos remuneratórios dos seus membros, para verificação da sua conformidade com a lei, depois do anúncio da redução dos vencimentos e subsídios dos juízes."

 O pedido foi dirigido, na segunda-feira, por carta, pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) aos 16 ministros e aos secretários de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e adjunto do primeiro-ministro. 

Levanto uma questão:

1ª - Porque razão estas despesas não verificadas periodicamente?

E agora deixo uma observação para o futuro.

Se os juízes não levarem até ao fim isto, das duas uma, ou houve um recuo do parlamento (receio de saltar mais uma confusão cá para fora o que é vergonhoso) ou têm medo de levar isto até ao fim e aí são cobardes (o que é vergonhoso).

Vamos ver!

sábado, 16 de outubro de 2010

Avó...

É difícil suportar,
A dor da despedida,
Principalmente quando a partida,
É para nunca mais voltar.
 
Jair de Assis

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Resposta à Questão pertinente #não sei das quantas

Nesse post tinha perguntado se 2=1 seria possível ou não.
Deixo aqui a resposta:

a=b,      com a,b diferentes de zero

a²=ab //multiplicado “a” nos dois membros

a²-b²=ab-b² //subtrair “b²”…

(a+b)(a-b)=b(a-b) //desembaraçar

a+b=b //corte do “(a-b)” pela divisão

b+b=b //a=b, lembram-se? vejam no inicio!

2b=b

2=1 //divisao feita do “b”

E assim se prova que 2=1 também na matemática...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mikhail Gorbachev


Mikhail Serguéievich Gorbachev ou Gorbatchev (Stavropol, 2 de Março de 1931) foi o último secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética de 1985 a 1991. As suas tentativas de reforma conduziram ao final da Guerra Fria, o que justificou a atribuição do Nobel da paz a Gorbachev em 15 de Outubro de 1990. Nesse mesmo ano, as duas Alemanhas, capitalista e comunista, se reunificariam.

Rose Parks


Rose Louise McCauley, mais conhecida por Rose Parks (4 de fevereiro de 1913 - Detroit, 24 de outubro de 2005), foi uma costureira negra norte-americana, símbolo do Movimento dos Direitos Civis.
Ficou famosa, em 1º de dezembro de 1955, por ter-se recusado frontalmente a ceder o seu lugar no Autocarro a um branco, tornando-se o estopim do movimento que foi denominado Boicote aos Autocarros de Montgomery e posteriormente viria a marcar o início da luta antissegregacionista.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Diaspora, a rival do Facebook


Chama-se Diaspora a nova rede social da Internet, que promete fazer frente ao Facebook. Quarta-feira é o lançamento on-line


Quer fazer frente ao Facebook. Promete mais atenção à privacidade e possibilidade de controlo pessoal na rede. Garante ser a antítese do seu rival on-line. Assim se anuncia Diaspora, a nova rede social que em breve surgirá na Internet.
Este projeto para uma nova rede social on-line já está a ser trabalhado há vários meses e surgiu na sequência das inúmeras queixas do,  Facebook devido à sua precária política de privacidade.
Esta "diáspora" de facebookers descontentes foi desenhada por dois cientistas e um matemático nova-iorquinos craques em informática logo no início desta ano. Dessde então, tem estado a ser desenvolvida e testada por um grupo vasto de estudantes.
Neste momento tem já um investimento superior a 150 mil euros e um grupo de quase sete mil doadores. Uma das vantagens que promete aos  seus utilizadores é que, nesta rede, "trabalho é trabalho, conhaque é conhaque", porque uma das ferramentas de que dispõe permite que os utilizadores possam separar os conteúdos destinados aos amigos daqueles que se destinam aos colegas de trabalho.
Na próxima quarta-feira será o dia em que  a Diaspora terá a fonte disponível na Internet, com um código aberto, para as sugestões dos utilizadores interessados.  
Ana Soromenho (www.expresso.pt)
15:11 Segunda feira, 13 de Setembro de 2010

...



..

sábado, 11 de setembro de 2010

Síndrome de Asperger


Por um conjunto de razões, vi-me de certa forma, envolvido num projecto novo, e totalmente relacionado com o Síndrome de Asperger.
Posso afirmar, que pouco ou nada sabia deste síndrome. Reconheço a minha “leiguicidade” neste assunto. Contudo, e como em tudo o que se queira saber, recorri à worl wide web (a vulgar www), mais exactamente à Wikipédia para adquirir competências.
Assim, partilho com leitores do meu blog (louvo-vos a paciência), um pouco sobre este tema.

Hans Asperger
“A chamada síndrome de Asperger, transtorno de Asperger ou desordem de Asperger, é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. A validade do diagnóstico de SA como condição distinta do autismo é incerta, tendo sido proposta a sua eliminação do "Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais" (DSM), sendo fundida com o autismo[1][2]
A SA é mais comum no sexo masculino.Quando adultos, muitos podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa que não possui a síndrome. Há indivíduos com Asperger que se tornaram professores universitários (como Vernon Smith, "Prémio Nobel" de Economia de 2002).
Alguns sintomas desta síndrome são: dificuldade de interação social, falta de empatia, interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças, perseveração em comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.
Alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da História possuíam fortes traços da síndrome de Asperger,como os físicos Isaac Newton e Albert Einstein, o compositor Mozart, os filósofos Sócrates e Wittgenstein, o naturalista Charles Darwin, o pintor renascentista Michelangelo, os cineastas Stanley Kubrick e Andy Warhol e o enxadrista/xadrezista Bobby Fischer.

Características

A SA é caracterizada por:

  • Interesses específicos e restritos ou preocupações com um tema em detrimento de outras atividades;

  • Rituais ou comportamentos repetitivos;

  • Peculiaridades na fala e na linguagem;

  • Padrões de pensamento lógico/técnico extensivo;

  • Comportamento socialmente e emocionalmente impróprio e problemas de interação interpessoal;

  • Problemas com comunicação;

  • Habilidade de desenhar para compensar a dificuldade de se expressar verbalmente;

  • Transtornos motores, movimentos desajeitados e descoordenados.

  • Segundo alguns estudos, apresentam imaginação e criatividade fantasiosa mais reduzida do que uma criatividade com bases em fatos reais
  • Frequentemente, por um Q.I. verbal significativamente mais elevado que o não-verbal
...

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sete sapatos sujos - Mia Couto


"Não podemos entrar na modernidade com o actual fardo de preconceitos. À porta da modernidade precisamos de nos descalçar. Eu contei "sete sapatos sujos" que necessitamos deixar na soleira da porta dos tempos novos. Haverá muitos, mas eu tinha de escolher e sete é um número mágico:

Primeiro sapato: A ideia de que os culpados são sempre os outros.
Segundo sapato: A ideia de que o sucesso não nasce do trabalho.
Terceiro sapato: O preconceito de que quem critica é um inimigo.
Quarto sapato: A ideia de que mudar as palavras muda a realidade.
Quinto sapato: A vergonha de ser pobre e o culto das aparências.
Sexto sapato: A passividade perante a injustiça.
Sétimo sapato: A ideia de que, para sermos modernos, temos que imitar os outros."

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

...




Num país a arder, dedico este espaço a aqueles que caíram e a aqueles que altruistamente ainda lutam...

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Frase do dia

"Os tolos dizem que aprendem com os seus próprios erros; eu prefiro aprender com os erros dos outros."
 
(Otto von Bismarck)

sábado, 7 de agosto de 2010

sexta-feira, 9 de julho de 2010

...ainda as "Golden Share" da PT

Muito se têm falado sobre o negócio da PT – Telefónica, principalmente na decisão tomada pelo nosso Estado que foi de veto, através de um instumento na sua posse, que são as “Golden Share”.

Para os mais incautos deixo aqui uma breve explicação, baseada num artigo do JN.

Assim a pergunta é: “O que são as Golden Share?”

As "Golden share" é uma designação usada nos mercados de ações. Estas são ações (ações de ouro) na posse dos governos.Estas ações ficam na posse destes aquando das privatizações das empresas (caso seja assim definido).
Uma golden share é uma participação accionista detida pelo Estado, que apesar de ser minoritária confere direitos especiais.
As acções denominadas golden share representam um mecanismo de preservação da ingerência do Estado na estrutura societária da empresa privatizada, que retêm um conjunto de poderes especiais.

No caso da PT, o Estado possui apenas 500 acções, chamadas da categoria A, que conferem o poder de eleger um terço do número total de administradores, incluindo o presidente. Além disso, essas 500 acções permitem ao Governo ter capacidade de veto sobre alterações de estatutos (que neste momento proíbem qualquer empresa concorrente de ter mais que 10% do capital), aumentos de capital ou emissão de obrigações e outros títulos de crédito. Os direitos especiais alargam-se, ainda, à definição da estratégia e políticas que a empresa segue, bem como lhe dão uma palavra determinante no que toca à "definição dos princípios gerais de política de participação em sociedades", leia-se, na compra e venda de empresas.

sábado, 15 de maio de 2010

alicia keys superwoman

Têm sido uma semana muito complicada.
Vi dois grandes amigos (o G e a I) perderem a avó. Partilho e sinto a dor deles como minha.
Amo-os como irmãos se tratassem, e por isso dedico-lhes esta canção, e lembrar-lhes que a avó deles ainda vive! Vive neles!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

sábado, 3 de abril de 2010

sábado, 27 de março de 2010

Evidentemente...

que Passos Coelho foi eleito com ma maioria arrasadora.

Acredito (sempre questionando) que agora o país vai ter uma oposição que ajude a governar, e não a desgovernar, isto se Passos Coelho, não for mais um bluff (demagogo) deste jogo de poker que é a Polítca Nacional.

Ainda falando em política, falo agora sobre o PEC, em que levanto uma questão: Se o PEC no formato em que foi elaborado é tão insuficiente em medidas vitais para o país (segundo o PSD), como é que depois da reunião de Ferreira Leite (derramado), em que foram escutados todos os candidatos à liderança do PSD, ele não foi vetado pelo PSD em Assembleia com um expressivo NÃO, mas sim com uma abstenção por parte deste partido?

Assim, só posso reconhecer mérito ao governo socialista, na elaboração deste Plano, pois esta abstenção foi um redondo SIM ao PEC.

segunda-feira, 8 de março de 2010

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

domingo, 10 de janeiro de 2010

A ver...

Eis um Mapa Mundi impressionante!


Cliquem em:  http://www.breathingearth.net/

Depois de abrir o Link acima, passem o rato por cima de cada País.
Em rodapé, para além da indicação dos nascimentos e mortes no Mundo, a cada instante, também é indicada a população de cada País bem como as emissões de CO2... É impressionante o movimento em alguns países como a China e a Índia.
Se verificarem bem, constatarão que a população da Europa não se consegue renovar.
Em contrapartida, a África e a Ásia não param de aumentar.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Casamento GAY


Finalmente foi aprovada…a Lei


Finalmente foi aprovado o casamento Gay.

Finalmente uma minoria vê reconhecido o direito à igualdade, sejam eles/elas.

Finalmente podem juridicamente partilhar a sua vida com alguém independentemente do sexo.

A pergunta é:

- Porque demorou tanto tempo?

Nota: Esta lei além de ser uma “vitória” desta minoria, é uma vitória de todos que lutam contra a segregação social.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010